sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Festa de São Benedito na comunidade de Piabas sábado (8) e domingo (9)

Mestre Bino Casimiro, à frente da Festa de 
São Beneditode Piabas, Fundão
Foto: Acervo ABCFundão 

Os devotos de São Benedito seguem pelo mês de janeiro festejando o santo, momento em que os fiéis agradecem a graça alcançada ao longo da vida e reforçam novos pedidos de bênçãos. A festa em Piabas (divisa de Fundão com Ibiraçú) começa na noite deste sábado (8), às 20 horas, com a ‘Roubada do Mastro’.

A Festa de São Benedito é realizada pela Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e pela Banda de Congo Irundi-Piabas, comandada pelo Mestre Bino Casimiro, ativo no congo aos 83 anos e ganhador do prêmio Mestre Harmojo do Folclore Capixaba em 2010.

A programação continua no domingo (9) a partir das 10h, quando a banda de congo leva a Bandeira de São Benedito para a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, às 10h.

Mais tarde, às 15h, é hora da Puxada do Navio, ritual em que centenas de devotos, segurando numa corda, ajudam a levar um barco de madeira montado sobre um eixo de carro-de-boi pelas ruas da comunidade até chegar à igreja. Sempre acompanhados pela Banda de Congo de Irundi-Piabas. A Fincada do Mastro de São Benedito, auge da festa para o santo, será às 16h.

Fundão – Sábado (8) também é dia da abertura da Festa de São Sebastião e São Benedito em Fundão, Sede. É a ‘Cortada do Mastro’, comandada pelas bandas de congo de São Benedito e São Sebastião, Cultural konfogo e Bandeira 1.

As festas de São Benedito e São Sebastião do município de Fundão ocorrem em três comunidades: Timbuí, Piabas e na Sede. A realização é da Associação de Bandas de Congo de Fundão com apoio da Prefeitura Municipal de Fundão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário